cancel

 

 Até o dia 02 de julho estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsista de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Há vaga Pós-doc para atuar no Laboratório Rona-Pitaluga, localizado no Centro de Ciências Biológicas da UFSC. Para concorrer a bolsa neste laboratório os candidatos devem ter experiência em análise de dados genômicos e em biologia molecular avançada e possuir título de doutorado há menos de 7 (sete) anos.

Para saber mais sobre o Rona-Pitaluga Lab acesse:  https://luisadrp.wixsite.com/ronapitaluga-lab

A bolsa terá duração de 12 meses e o Plano de Trabalho dos candidatos deverá atender aos objetivos do Edital FAPESC Nº 20/2024, de fomento à pós graduação em instituições de educação superior do Estado de Santa Catarina.

A seleção dos candidatos constará de três etapas: 1.Análise do Currículo Lattes, 2. Análise do Plano de Trabalho e 3. Arguição (online). Os interessados devem enviar sua inscrição para o email: ppgbcd@contato.ufsc.br , até o dia 02/07/2024, com os documentos listados no edital FAPESC Nº 20/2024. Acesse aqui a chamada oficial para a seleção de estágio de Pós-doutorado. 

 

Vaga para Pós-doc no Laboratório Rona-Pitaluga (BEG / CCB / UFSC)

Linha de Pesquisa:

Desenvolvimento de diagnósticos moleculares point of care para identificar vírus que afetam a suinocultura, além de arbovírus (como o vírus da febre amarela) e parasitas causadores de doenças tropicais (como a leishmaniose) em insetos e hospedeiros.

Perfil do Candidato:

Os candidatos devem ter experiência em análise de dados genômicos e em biologia molecular avançada.

Inscrições:

De 28/06/2024 a 02/07/2024

Mais informações:

Informações adicionais, Edital e formulários poderão ser solicitados junto à SIPG, através dos telefones (48) 3721-2713/3721-2715/3721-2712, e-mail: ppgbcd@contato.ufsc.br ou na página do Programa http://pbcd.ufsc.br/.

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) está promovendo um concurso público para o provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor no Departamento de Parasitologia, na área de conhecimento em artrópodes vetores de agentes causadores de enfermidades de importância médica. O cargo será em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), 40h. A remuneração mensal prevista para este cargo é de R$ 14.761,02. As inscrições estão abertas e vão até o dia 04 de julho de 2024.

Atividades:

  •  Desenvolvimento de pesquisa na área de Artrópodes.
  •  Ministração de aulas e orientação de alunos de graduação e pós-graduação.

 

Cronograma:

  • Abertura das inscrições: 05 de abril de 2024.
  • Encerramento das inscrições: 04 de julho de 2024.

 

Inscrição:

Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao no período acima indicado, devendo o candidato apresentar requerimento dirigido à Diretora do Instituto de Ciências Biomédicas  https://ww3.icb.usp.br/con/editais-formularios-para-inscricao/, contendo dados pessoais e área de conhecimento (especialidade) do Departamento a que concorre, anexando os documentos requeridos no edital.

Para mais detalhes, consulte o edital de abertura (português).

Informações

Maiores informações encontram-se à disposição  no site https://ww3.icb.usp.br/con/editais-parasitologia/ ou pelo telefone +55 11 3091 7395 ou e-mail acadcon@icb.usp.br e ou academico@icb.usp.br.

 

Interessados na área de Parasitologia e com expertise em Artrópodes, não percam essa oportunidade! ?️

Boa sorte!

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto René Rachou/Fiocruz Minas irá ofertar, na segunda quinzena do mês de outubro, o curso internacional "Recent advances in strategies to control vector borne diseases\Tópicos Avançados em estratégias para o controle de doenças transmitidas por artrópodes". Para alunos externos, a pós-graduação irá oferecer o curso na modalidade virtual. Acesse aqui o pdf com as informações completas sobre o curso. 

O curso será ministrado pela Dra. Nágila Francinete Costa Secundino (Fiocruz Minas) e pelo Dr. Fabiano Oliveira (NIAID-NIH/ EUA). O objetivo do curso é capacitar e apresentar os princípios de ferramentas básicas e aplicadas como estratégias para o controle de doenças transmitidas por artrópodes vetores e estudar órgãos alvo nos artrópodes vetores, a estrutura, a função e a importância da complexidade dos fenômenos relacionados aos processos de invasão e interação dos patógenos com o hospedeiro vertebrado.

Como pré-requisitos para cursar esta disciplina isolada ofertada pelo Programa de Pós-graduação da Fiocruz estão o conhecimento básico de vetores, biologia Celular e Biologia Molecular e a capacidade de entender e ler em inglês, pois o curso será ministrado preferencialmente na língua inglesa.

Para se inscrever os interessados devem preencher o requerimento de inscrição em disciplina isolada disponível neste link e enviar os documentos solicitados para o email: sec-ensino.minas@fiocruz.br ; entre os dias 03, 04 e 05 de outubro de 2022 até às 17:00h. O assunto deste e-mail deverá ser: Inscrição Disciplina Isolada 2022/2 – Curso Internacional. Os documentos deverão ser digitalizados e enviados em um arquivo único em PDF (identificado com nome completo do candidato). A disciplina será ofertada no período de 17 a 27/10/2022.

 

O Departamento de Ciências Patobiológicas da Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA, está procurando candidatos para um cargo efetivo de Professor Assistente/Associado na área de interações hospedeiro-patógeno. Espera-se que o candidato desenvolva e mantenha um programa de pesquisa independente, financiado extramuros e reconhecido nacionalmente. As áreas potenciais de pesquisa incluem interações hospedeiro-patógeno em hospedeiros naturais ou modelos animais, com ênfase em bacteriologia, parasitologia, biologia de príons, virologia ou imunologia em qualquer escala relevante, de moléculas a populações. Os requisitos mínimos para um professor assistente incluem doutorado, dois anos de pós-doutorado ou experiência equivalente em uma área relevante e evidência de potencial para desenvolver um programa de pesquisa reconhecido nacionalmente.

Além de desenvolver um forte programa de pesquisa com financiamento extramuros, espera-se que o candidato selecionado faça contribuições significativas para programas de ensino profissional, de graduação e/ou pós-graduação e forneça oportunidades para treinamento em pesquisa no Programa de Treinamento em Ciências Biomédicas Comparadas e em outros programas de pós-graduação do campus.Espera-se a participação em serviços departamentais e universitários e o compromisso de promover um ambiente acadêmico diversificado e inclusivo. O salário e os pacotes iniciais serão proporcionais à posição e experiência do indivíduo selecionado. O salário e os pacotes iniciais serão proporcionais à posição e experiência do indivíduo selecionado.

O Departamento de Ciências Patobiológicas é um dos quatro da Faculdade de Medicina Veterinária e é composto por 27 docentes com especialização em doenças infecciosas (imunologia, parasitologia, biologia vetorial, bacteriologia, virologia, epidemiologia e saúde pública) e patologia comparada (anatômica e clínica). O corpo docente da Escola participa do treinamento de alunos de pós-graduação em Ciências Biomédicas Comparadas e outros programas de pós-graduação do campus. Eles também atuam como instrutores em uma variedade de bolsas de treinamento do NIH administradas pela Escola ou outras unidades no campus. 

 

Para se inscrever:

Os candidatos interessados ​​​​devem se inscrever para o emprego nº 283466-FA por meio do site da universidade: https://jobs.wisc.edu/jobs/assistant-or-associate-professor-of-infectious-diseases-madison-wisconsin-united-states

 A candidatura deverá incluir:

1) Carta de apresentação com uma breve descrição da experiência de investigação na área; 

2) Plano de pesquisa de 2 páginas incluindo uma descrição da sua visão para o seu programa de pesquisa na UW-Madison; 

3) Declaração de 1 página sobre filosofia de ensino; 

4) Curriculum vitae detalhado. 

Além disso, os candidatos devem fornecer nomes e endereços de e-mail de três referências profissionais.  

Prazo: Até 30 de setembro de 2023; no entanto, as inscrições podem ser consideradas até que a vaga seja preenchida. 

Para perguntas específicas sobre esta posição, entre em contato com os copresidentes do Comitê de Pesquisa: Dr. Mostafa Zamanian (mzamanian@wisc.edu) ou Dr.

Para obter informações sobre a Escola e Departamento, visite http://www.vetmed.wisc.edu/.

 

 

 

 

Descrição do espécime tipo de Laurenceomyia peixotoi

 

Encontrar e batizar uma nova espécie durante um trabalho de campo é uma realização sem igual para qualquer cientista. Imagina, então, encontrar duas! Foi o que aconteceu com o trio de especialistas formado por Reginaldo Peçanha Brazil, do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz); Israel de Souza Pinto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA); e Claudiney Biral dos Santos, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Os cientistas aproveitaram a oportunidade singular para demonstrar sua admiração e respeito por aqueles que inspiraram suas trajetórias científicas. Os insetos, duas novas espécies de uma família de pequenas moscas, conhecidas como psicodídeos, receberam os nomes de Laurenceomyia peixotoi, em memória a Alexandre Peixoto, pesquisador do IOC falecido precocemente em 2013, e Boreofairchildia alexanderi, em homenagem ao cientista escocês Bruce Alexander.

Os achados foram descritos em recente artigo publicado na revista Zootaxa.

 

Reginaldo Brazil conta que o principal objetivo do grupo era encontrar flebotomíneos. Conhecidos como mosquito-palha, estes insetos possuem grande importância médica por serem vetores da leishmaniose visceral. “Diversos insetos que ocupam o mesmo habitat acabam sendo capturados durante nossas buscas por flebotomínios. As duas novas espécies, especificamente, chamaram nossa atenção. Analisamos cuidadosamente os espécimes, comparamos com outros já descritos na literatura científica e percebemos que estávamos diante de dois seres ainda não catalogados”, revelou.

Embora não sejam vetores de doenças, a Laurenceomyia peixotoi, encontrada no Acre, e a Boreofairchildia alexanderi, localizada no Espírito Santo, possuem, como todo ser vivo, valor biológico. “Cada achado é importante para preservar a memória da biodiversidade do nosso país. Elas podem, no momento, não possuir importância médica, mas fazem parte da fauna brasileira e possuem seu papel nas regiões em que prevalecem. A descrição delas é significativa, pois, se um dia essas espécies vierem a desaparecer, haverá, para sempre, o registro de suas existências”, reforçou o pesquisador.

A escolha dos nomes para as novas espécies foi consenso entre os especialistas, que compartilham da admiração pelas carreiras dos cientistas homenageados. “Alexandre era chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos do IOC e bastante querido por quem teve a oportunidade de estar com ele. Uma referência em genética de insetos e autoridade em psicodídeos. Todos nós ficamos muito sentidos com o seu falecimento em 2013, principalmente os alunos, com quem ele mantinha um contato muito estreito”, compartilhou Reginaldo.

 O pesquisador destaca que o último autor do artigo, Israel de Souza Pinto, foi orientando de Peixoto durante o doutorado. “Ele ainda possui um grande interesse em homenagear o Alexandre batizando uma nova espécie de flebotomíneo, devido aos trabalhos que desenvolveram juntos sobre esses mosquitos. Como ainda não foi possível encontrar esse espécime desconhecido, algo bastante difícil, a homenagem foi realizada com o atual achado de Laurenceomyia”, explicou.

Descrição do espécime tipo de Boreofairchildia alexanderi

 

 

A lembrança feita ao cientista escocês Bruce Alexander através do batismo da espécie Boreofairchildia alexanderi também se deu pelas contribuições do pesquisador nos estudos da família Psychodidae. Bruce, falecido em 2016, realizou diversas colaborações com os autores do artigo e, também, com outros pesquisadores da Fiocruz. Os dois espécimes tipos estão depositados na Coleção Entomológica do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP).

 

Reportagem: Max Gomes

Edição: Vinicius Ferreira 

Imagens: Reprodução do artigo

Publicação09/06/2021

Fonte: Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz

Disponivel em: http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=3692&sid=32

 

 

Topo