O vírus da dengue ameaça mais da metade da população mundial e não há meios eficientes para controlar a doença. O objetivo geral do projeto é decifrar os mecanismos moleculares responsáveis pela transmissão do vírus pelo mosquito para identificar alvos para desenvolver novas intervenções. O projeto inclui entomologia, biologia molecular e celular. O candidato conduzirá a infecção oral de mosquitos em insetário recém-construído com condições de biossegurança de alto nível (BSL-3) e usará a biologia molecular de ponta para decifrar os mecanismos envolvidos na transmissão do vírus.
O candidato deve ter experiência em trabalhar com mosquitos e o conhecimento previo em biologia molecular pode ser um diferencial para conquistar a vaga. Leia a chamada oficial para a bolsa.
O candidato interessado deve enviar um currículo e uma carta de apresentação para julien.pompon@ird.fr
Prazo de inscrições: até 1º de julho de 2020.
Uma vaga de pós-doutorado, com duração de 2 anos, está sendo oferecida na Universidade de Montpellier, na França, para candidados nascidos em países do hemisfério sul. O principal objetivo de pesquisa é identificar produtos químicos que bloqueiem a transmisao de arbovírus por mosquitos. Os inibidores metabólicos e outros potenciais compostos bloqueadores da transmissão serão testados em uma nova estratégia de alto rendimento. O projeto é uma parceria público-privada com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França (IRD - Institut de Recherche pour le Développement), a plataforma de imagens por ressonância magnética (MRI imaging platform) e a empresa TropIQ.
Os mecanismos de ação dos compostos bloqueadores da transmissão também serão explorados no mosquito nesta pesquisa. A perspectiva deste trabalho é identificar medicamentos antivirais ativos em humanos e mosquitos. Por fim, esta pesquisa continuará com o desenvolvimento de estratégias de vetorização destinadas a facilitar a passagem desses compostos, presentes na corrente sanguínea dos pacientes tratados, para o mosquito durante a sua alimentação de sangue. Essa estratégia possibilitaria reduzir simultaneamente a eficiência da multiplicação viral em humanos e no vetor artrópode e impedir a disseminação viral.
O projeto inclui entomologia, virologia, biologia molecular e celular. O candidato deve ter doutorado e conhecimento prévio em virologia e entomologia. Leia a chamada oficial para a vaga.
O candidato interessado deve enviar um currículo e uma carta de apresentação para dorothee.misse@ird.fr e julien.pompon@ird.fr
Prazo de inscrições: até 1º de agosto de 2020.