Accessibility Tools
Uma oportunidade de Pós-Doutorado, com Bolsa CNPq, na área de manejo sustentável de resíduos orgânicos, está sendo disponibilizada pelo Prof. Marcus Fernandes de Oliveira, no Laboratório de Bioquímica de Resposta ao Estresse, no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O projeto de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora para o manejo de resíduos orgânicos utilizando a mosca soldado negra (Hermetia illucens), também conhecida como "black soldier fly” (BSF). O foco principal será o processamento de plantas que se tornaram pragas em ambientes aquáticos no Brasil, visando sua conversão em biomassa útil por meio do cultivo sustentável e automatizado da BSF.
Os resultados esperados incluem a criação de um protocolo seguro e eficiente para o processamento destas plantas, além do desenvolvimento de ferramentas automatizadas para otimizar o cultivo da BSF em condições ideais. A pesquisa será conduzida em parceria com a empresa Dux Participações e Negócios Ltda (hubz), que pretende validar e aplicar as soluções desenvolvidas.
A bolsa disponível para o projeto é a modalidade CNPq SET-C no valor de R$ 5.850,00/mês e é para início imediato. Para se candidatar é necessário que o pesquisador tenha doutorado na área de execução do projeto e experiência comprovada em pesquisa, desenvolvimento ou inovação.
Os interessados devem enviar link do currículo lattes, carta de motivação destacando sua experiência relevante para a execução do projeto e um contato de referência para o Prof. Marcus Oliveira, através do email: maroli@bioqmed.ufrj.br
O Instituto de Biologia Molecular e Biotecnologia da Fundação para Pesquisa e Tecnologia-Hellas (IMBB/FORTH), com sede na cidade de Heraklion na ilha de Creta, na Grécia, está recrutando pesquisador pós-doc e aluno de doutorado na área de estudo da relação carrapato-hospedeiro-patógeno. As oportunidades de trabalho no exterior são para desenvolver pesquisas de ponta sob a orientação do Dr. Michail Kotsyfakis no Laboratório de Biologia de Vetores de Doenças.
O cargo de pesquisador pós-doc tem duração de dois anos, com possibilidade de prorrogação de mais um ano com base no desempenho. Para se canditatar à vaga é necessário possuir doutorado em Biologia Molecular, Bioquímica, Imunologia, Epidemiologia, Molecular Ecologia ou área afim. Experiência em técnicas de Biologia Molecular, Bioinformática ou Imunologia é altamente desejável. Um forte histórico de publicações, incluindo métricas de fator de impacto (FI) pode ser um diferencial para ser selecionado para o cargo no IMBB.
Para concorrer à vaga de doutorado os candidatos devem garantir aceitação em um dos programas de pós-graduação da Universidade de Creta, Universidade Helênica Mediterrânea ou outro programa de pós-graduação relevante. E possuir uma sólida formação em biologia, biologia molecular ou áreas afins, assim como demonstrar motivação e dedicação para a realizar pesquisas inovadoras sob a orientação do Dr. Michail Kotsyfakis e como contribuir para projetos colaborativos e publicações do seu laboratório.
Leia a chamada oficial para as vagas
Sobre o laboratório - Laboratory of Disease Vector Biology (IMBB/FORTH)
O laboratório se dedica a compreender as interações moleculares entre carrapatos, seus hospedeiros, e os patógenos que eles transmitem. Ao combinar biologia molecular, bioinformática e imunologia, seus pesquisadores pretendem descobrir novos insights sobre a dinâmica vetor-hospedeiro-patógeno e impulsionar o desenvolvimento de estratégias inovadoras para prevenção e controle de doenças.
Para mais informações, acesse: https://www.imbb.forth.gr/imbb-people/en/kotsyfakis-research
Processo de inscrição
Os candidatos interessados devem providenciar:
1. CV, incluindo a lista detalhada de publicações com fatores de impacto (FI).
2. Breve declaração de interesses de pesquisa (obrigatória para candidatos a Pós-Doc).
3. Informações de contato de pelo menos duas referencias profissionais.
As inscrições devem ser enviadas para o Dr. Michail Kotsyfakis, através do e-mail: mich_kotsyfakis@yahoo.com
As inscrições serão analisadas continuamente até que as vagas sejam preenchidas. Submissões antecipadas são fortemente encorajadas.
Para os pesquisadores que buscam uma posição de trabalho no exterior, há duas chamadas abertas para professor assistente, na área de entomologia, nos Estados Unidos. Uma vaga na Universidade da Flórida, no Institute of Food and Agricultural Sciences e a outra no Department of Agricultural Science and Plant Protection da Universidade Estadual do Mississippi.
Universidade da Flórida
A vaga na Universidade da Flórida é uma posição de entomologia urbana de acumulação de mandato de 12 meses que será 60% de extensão (Florida Cooperative Extension Service) e 40% de pesquisa (Florida Agricultural Experiment Station) e está disponível no Ft. Lauderdale Research and Education Center. O Centro de Pesquisa e Educação de Fort Lauderdale é uma unidade que possui diversos programas de ensino, pesquisa e extensão educacional com 19 membros do corpo docente localizados no campus de Davie e mais de 20 funcionários de apoio.
Para concorrer à posição de trabalho é necessário um doutorado (equivalente estrangeiro aceitável) em Entomologia ou disciplina intimamente relacionada. A experiência de pós-doutorado é desejável. O conhecimento em práticas de manejo de pragas urbanas, habilidades de identificação de insetos-praga domésticos e evidências de interações com a indústria de manejo de pragas são preferenciais.
As inscrições fecham em 15 de fevereiro de 2025.
Para mais detalhes e para se candidatar, visite a pagina: https://explore.jobs.ufl.edu/en-us/job/534091
Universidade Estadual do Mississippi
O Departamento de Ciência Agrícola e Proteção de Plantas da Universidade Estadual do Mississippi busca preencher uma posição de professor assistente com estabilidade (100% de extensão) em Entomologia de Gramados e Ornamentais, com sede no campus principal em Starkville.
A função principal desta posição será desenvolver, coordenar e implementar programas de pesquisa aplicada e extensão voltados para o gerenciamento de pragas de insetos de plantas ornamentais, gramados e gramíneas forrageiras no Mississippi. O titular trabalhará como parte de uma equipe multidisciplinar envolvida em pesquisa aplicada e extensão. O entomologista contratado conduzirá pesquisas aplicadas em tecnologias estabelecidas e experimentais (inseticidas, processos biológicos, etc.), práticas que melhoram o manejo integrado de pragas e desenvolverá novas abordagens para gerenciar pragas de insetos primárias e secundárias de plantas ornamentais, gramados e gramíneas forrageiras encontradas no Mississippi e no centro-sul. O titular incorporará essas e outras descobertas de pesquisa no desenvolvimento de um programa de extensão estadual que atenda às necessidades de produtores comerciais, proprietários de imóveis e outras partes interessadas, utilizando tecnologias e métodos de entrega apropriados.
O titular desenvolverá e manterá relacionamentos de trabalho próximo com produtores e outras partes interessadas, incluindo grupos de commodities, agências governamentais e não governamentais, indústrias de proteção de plantas, especialistas em extensão da MSU, agentes de extensão, pesquisadores da Estação Experimental Agrícola e Florestal do Mississippi (MAFES) e outros, para garantir que sua pesquisa entomológica e programa de extensão estejam focados nas necessidades mais urgentes das partes interessadas.
As inscrições encerram em 20 de janeiro de 2025.
Saiba mais sobre a vaga: https://explore.msujobs.msstate.edu/en-us/job/508078/assistant-professor
Saiba mais sobre o Serviço de extensão da Universidade Estadual do Mississippi: https://extension.msstate.edu/
Saiba mais sobre o Departamento de Ciência Agrícola e Proteção de Plantas da Universidade Estadual do Mississippi: https://www.agscipp.msstate.edu/
Uma oportunidade de bolsa de doutorado para o ciclo de 2025 está sendo ofertada pela professora Tereza Magalhães, no Departamento de Entomologia da Texas A&M University, nos Estados Unidos.
Para se candidatar à vaga o (a) estudante deve ter experiência em técnicas de biologia molecular e, preferencialmente, em cultivo celular. Possuir Mestrado em área relevante e comprovar experiência em laboratório e desenho experimental.
O projeto de doutorado deverá ser na área de interação mosquito-arbovírus ou em infecção de arbovírus em modelo animal vertebrado. Os vírus de interesse são: Zika, chikungunya, dengue e Madariaga.
Poderá ser contemplado com a bolsa o estudante que preencher os requisitos e que for admitida(o) no processo de seleção no Departamento de Entomologia da Texas A&M University. Para estudantes que não são cidadãos americanos, é necessário obter uma nota razoável no TOEFL ou IELTS.
Estudantes que tiverem interesse em concorrer à bolsa de doutorado devem entrar diretamente em contato com a professora Tereza Magalhães através do emal: tereza.magalhaes@ag.tamu.edu para discutir mais detalhes sobre os possíveis projetos ou qualquer outro assunto relacionado à vaga.
Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos no âmbito do The Global Public Health Entomology Lab, coordenado por Tereza Magalhães, acesse:
A Clinton Health Access Initiative (CHAI) é uma organização global de saúde que trabalha para melhorar os sistemas de saúde integrados em países em desenvolvimento. A entidade atua em mais de 35 países e trabalha diretamente com governos para fortalecer os sistemas de saúde. Em 2014, a CHAI começou a atuar na América Latina e Caribe para apoiar os Ministérios da Saúde no objetivo de erradicar com a malária. O programa de Malária e Doenças Tropicais Negligenciadas da CHAI fornece apoio técnico e operacional direto aos países da região para fortalecer seus programas de doenças transmitidas por vetores.
A CHAI está com uma vaga aberta para o cargo de Pesquisador Associado de Controle de Vetores e Vigilância Entomológica, com base no Panamá. Entre as responsabilidades da posição estão a implementação de estratégias de controle de vetores através do trabalho com equipes locais para desenvolver e aplicar métodos eficazes de controle de vetores, a vigilância entomológica com monitoramento e análise da população de vetores e a colaboração multidisciplinar para coordenar ações com outros departamentos e parceiros da região para alcançar os objetivos de saúde pública.
Qualificações necessárias:
- Formação em Ciências Biológicas, Saúde Pública, ou áreas relacionadas com mestrado na área ou licenciatura com mais de 5 anos de trabalho na área
- Experiência prévia em entomologia ou controle de vetores, principalmente com Anopheles e Aedes
- Habilidades de comunicação verbal e escrita , em espanhol e inglês,
Como se candidatar:
Para mais informações sobre o cargo visite o site:
Se estiver interessado na vaga contacte diretamente Nicola Popham, através do email: npopham@clintonhealthaccess.org