A Unicef, em parceria com a pesquisadora Denise Valle da Fiocruz e a jornalista Raquel Aguiar, lançou dois guias práticos para trabalhar a temática das arboviroses com professores dos ensinos fundamental e médio e profissionais de saúde. Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).
“Vitrines de atividades em arboviroses”, lançado em agosto de 2024, é um guia prático para professores dos ensinos fundamental e médio.
“Arboviroses na prática”, lançado em novembro de 2023, é um guia rápido voltado para profissionais de saúde.
O guia prático para professores dos ensinos fundamental e médio se dedica a contribuir para a mitigação das arboviroses, a partir do estímulo ao potencial de atuação da escola neste propósito, por meio de professores. Para isso, oferece um ponto de partida que pretende facilitar o trabalho de sensibilização sobre o tema das arboviroses no espaço escolar, sem, no entanto, engessar as propostas dentro de tutoriais fechados: o desenvolvimento de abordagens interdisciplinares criativas e as adaptações à realidade local são absolutamente bem-vindas.
O guia reúne um conjunto de conteúdos e conceitos sobre as arboviroses no contexto da Saúde Única e sobre o mosquito Aedes aegypti, procurando fornecer uma visão panorâmica sobre o assunto. Do vírus às mudanças climáticas, do entendimento do risco até ações de cidadania.
A publicação faz uma síntese com as principais mensagens sobre o tema arboviroses, de forma objetiva e direta e apresenta uma vitrine com sugestões de atividades que podem ser usadas em todas as etapas e modalidades (Ensino Fundamental e Ensino Médio – regular ou EJA) e articulam elementos da Base Nacional Comum Curricular.
Baixe aqui o guia Vitrines de atividades em arboviroses (professores)
https://www.unicef.org/brazil/relatorios/vitrines-de-atividades-em-arboviroses
O guia rápido para profissionais de saúde fala de dengue, zika, chikungunya (transmitidas em ambientes urbanos) e febre amarela (que ocorre em regiões de matas), com especial atenção para os mosquitos transmissores e para as estratégias focadas na redução de transmissão dessas doenças. O Guia trata também de alguns pontos importantes sobre malária, já que em muitos municípios brasileiros esse esclarecimento é fundamental para o diagnóstico e o tratamento diferencial em relação às arboviroses.
A publicação usa uma linguagem clara, objetiva e sintética, para que o Guia possa ser um aliado de consulta rápida entre profissionais que atuam em diferentes frentes da saúde: agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, agentes indígenas de saúde, agentes indígenas de saneamento, profissionais da enfermagem, médicos, assistentes sociais, gestores e os demais perfis profissionais que atuam nesse campo.
Baixe o guia Arboviroses na prática (profissionais de saúde)
https://www.unicef.org/brazil/relatorios/arboviroses-na-pratica
Sobre as autoras:
Denise Valle é bióloga, Pós-Doutora em Biologia do Desenvolvimento, pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz e pesquisadora associada o INCT de Entomologia Moleular (INCT-EM).
Raquel Aguiar é jornalista, Doutora em Informação e Comunicação em Saúde.