As inscrições estão abertas para o Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas. O prazo para submissão de candidaturas vai do dia 09 de março a 03 de maio, sendo que os primeiros 500 inscritos terão preferência no processo seletivo. O treinamento online irá ocorrer de 05 a 30 de julho. O programa é voltado a pessoas com graduação completa em qualquer área, mas é necessário ter conhecimento prévio de cálculo diferencial e integral e domínio do inglês.
O Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas tem como objetivo preparar futuros pesquisadores de ciências da vida com foco no uso da matemática, física e ciência da computação. O treinamento será realizado através de uma parceria firmada entre o Instituto Serrapilheira e o International Centre for Theoretical Physics – South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR).
Ao todo serão selecionados 50 participantes que aprenderão sobre métodos quantitativos para resolver questões da vanguarda da biologia e ecologia. O objetivo é aproveitar o potencial do Brasil - o país que abriga a maior biodiversidade do planeta - para criar, em longo prazo, uma geração de jovens cientistas altamente qualificados para lidar com seus desafios.
Um grupo inédito de professores que são referências globais em suas áreas de pesquisa e com os quais os alunos poderão interagir diretamente estarão reunidos no Programa. A lista inclui nomes como o neurocientista da Universidade de Tel Aviv (Israel) Oded Rechavi, um dos maiores especialistas em epigenética, e a matemática Corina Tarnita (Universidade de Princeton/ EUA), que desenvolve modelagens matemáticas para entender sistemas biológicos. Acesse aqui a lista completa de professores e tópicos ensinados.
Para mais informações sobre o programa, o edital e o link para a inscrição acesse: https://www.ictp-saifr.org/qbioprogram/
Se tiver dúvidas envie um email para: qbioprogram@ictp-saifr.org
Seja tutor do Programa e receba até R$4 mil
Esta é a primeira iniciativa do Serrapilheira voltada a pesquisadores em estágio de carreira pré-doutorado. Além de assistirem às aulas, os alunos trabalharão em grupos em um projeto de pesquisa supervisionado por um tutor em pós-doutorado Se você já concluiu o doutorado pode se candidatar para ser tutor do Programa. Os tutores receberão uma remuneração de R$4.000 (pagamento único) e terão livre acesso a todas as aulas expositivas e sessões de discussão durante o workshop. Ao todo o Programa irá selecionar 10 tutores que acompanharão, durante um mês, os projetos desenvolvidos. .
Os candidatos a tutores devem ter concluído o doutorado em uma área relacionada à biologia/ecologia quantitativa e ter familiaridade com as principais ferramentas quantitativas (estatística, cálculo diferencial e integral). Também é exigido o domínio da língua inglesa. As inscrições para tutores do Programa de Formação em Biologia e Ecologia começaram dia 09 de março e terminam no dia 1º de abril.
Para mais informações sobre a tutoria e inscrições para tutor, acesse: https://www.ictp-saifr.org/qbioprogram/
Por que biologia e ecologia transdisciplinares?
A pesquisa moderna em ciências da vida gera uma quantidade enorme de dados complexos. Hoje é fundamental quebrar fronteiras artificiais limitantes, de modo que um jovem biólogo saiba que ele pode usar uma equação como um matemático ou pensar como um físico para entender sistemas biológicos complexos como um ecossistema tropical.
Ao mesmo tempo, com a explosão de dados em biologia e ecologia, muitos físicos estão migrando para estas áreas para aplicar as ferramentas que aprenderam estudando sistemas complexos.
Para saber mais e se inspirar para participar do processo seletivo para o treinamento, assista às gravações completas dos dois webinars de lançamento do Programa, com o ecólogo Simon Levin e com a imunologista Akiko Iwasaki, referências internacionais em suas áreas. Eles são membros do Comitê Consultivo do Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas e participaram de sua concepção.
Ecologia matemática: 100 anos de progresso e desafios para o próximo século
Webinário Simon Levin (ecólogo)
Link youtube: https://youtu.be/STQpQx2Q_hg
Ciência básica e os problemas do mundo real: a Covid-19
Webinário Akiko Iwasaki ( imunologista)
Link youtube: https://youtu.be/QMCxo1cXaaE