"Triatominae - The Biology of Chagas Disease Vectors" é o primeiro livro abrangente em inglês dedicado à biologia dos insetos triatomíneos. Um recurso importante para todos os pesquisadores envolvidos com o controle do vetor da doença de Chagas. O livro, recém lançado pela editora Springer Nature, foi editado por Alessandra Guarneri e Marcelo Lorenzo da Fiocruz | MG, e contém capitulos de autoria de diferentes pesquisadores associados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular (INCT-EM), como Pedro Lagerblad (UFRJ) e Fernando Genta (Fiocruz)
A obra abrange taxonomia, origens e evolução, processos de especiação e ecologia do ciclo doméstico, sistematizando o conhecimento recente na área dos insetos triatomíneos. Aspectos da fisiologia do inseto, como embriologia, sistema imunológico, digestão, neuropeptídeos, diurese e controle de água também são apresentados e discutidos no livro, que leva em conta perspectivas científicas e inovadoras sobre os problemas relacionados ao papel dos triatomíneos, como vetores parasitas que afetam milhões de pessoas na região da América Latina.
Para saber mais sobre a obra entrevistamos os biólogos Alessandra Guarneri e Marcelo Lorenzo (Fiocruz | MG) editores do livro.
Como surgiu a ideia de produzir o livro?
A oportunidade apareceu através do convite do prof. Simon Elliot, da Universidade de Viçosa, que estava organizando a série Entomology in Focus e achou que seria interessante se fizéssemos um livro sobre triatomíneos, incluindo diferentes assuntos sobre o grupo. Achamos a ideia de reunirmos os saberes de diferentes especialistas em um livro interessante e relevante para quem trabalha ou tem interesse no tema.
Como vocês acham que o livro pode ajudar a sistematizar o conhecimento recente na área?
Nós procuramos cobrir a maior parte dos temas estudados por colegas especialistas que trabalham em diferentes partes do mundo. São 20 capítulos onde são abordados temas como taxonomia, ecologia, fisiologia, interação com parasitos, controle, resistência a inseticida, dentre outros. No livro, temos autores do Brasil, Argentina, Uruguai, Canadá, Estados Unidos da América, França e Alemanha. Nós acreditamos que esse livro será referência na comunidade internacional, tanto para pesquisadores da área, quanto para estudantes interessados no tema.
Como é possível adquirir o livro?
O livro está a venda no formato e-book e impresso e pode ser adquirido no site da editora Springer: https://www.springer.com/gp/book/9783030645472?utm_campaign=bookpage_about_buyonpublisherssite&utm_medium=referral&utm_source=springerlink#otherversion=9783030645489
Nós produzimos também um vídeo de divulgação do livro. Segue o link do vídeo: https://youtu.be/wYziFxCma6Q
Sobre os editores
Alessandra Guarneri, Ph.D., é bióloga e especialista em Entomologia Médica. É pesquisadora do Grupo de Comportamento Vetorial e Interação com Patógenos da Fundação Oswaldo Cruz em Belo Horizonte, Brasil. Sua equipe de pesquisa se dedica ao estudo do comportamento dos triatomíneos e da interação entre esses insetos e seus parasitas naturais. Seu trabalho inclui estudos sobre o desenvolvimento e virulência do parasita, alterações comportamentais em insetos infectados, bem como as bases moleculares da interação tripanossoma-triatomíneo.
Marcelo G Lorenzo, Ph.D., é um biólogo que se dedica ao estudo da fisiologia dos insetos, com ênfase na fisiologia comportamental. Ele é pesquisador sênior do Grupo de Comportamento de Vetores e Interação com Patógenos da Fundação Oswaldo Cruz em Belo Horizonte, Brasil. Lá, seu grupo investiga o comportamento, feromônios, kairomônios, fisiologia sensorial e genômica funcional de triatomíneos e culicídeos. O grupo também foca no desenvolvimento de iscas e armadilhas para controle de vetores. Seu trabalho tira proveito de técnicas de neurobiologia, química analítica, biologia molecular, genômica e comportamento.
Por Lúcia Beatriz Torres, jornalista de Ciência e assessora de comunicação do INCT-EM.