cancel

Ao longo dos anos, o volume de dados biológicos em bancos de dados públicos tem aumentando exponencialmente. Frequentemente, pesquisadores geram ou precisam analisar grandes volumes de dados no âmbito dos seus projetos de pesquisa, quando percebem que não têm acesso à mão de obra - geralmente cara e escassa - nem à infraestrutura computacional necessária. 

Atentos a este gargalo  e também à clara expansão de empresas de biotecnologia no Brasil, por exemplo, no setor agro, pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), liderados pelo professor Thiago Motta Venâncio, do Laboratório de Química e Função de Proteínas e Peptídeos (LQFPP), decidiram aproveitar o know-how científico do grupo, acumulado em mais de uma década, para empreender e enxergar além. 

 

Em 2021, transformaram a dificuldade de análise de dados biológicos em larga escala, em uma oportunidade de negócio, com a criação da FOCUS BIOINFORMATICS SOLUTIONS. Com um time de colaboradores com ampla experiência em análises genômicas, genômica comparativa e análises de transcriptomas, a empresa provê serviços que visam auxiliar pesquisadores, em universidades e empresas, a analisar grandes volumes de dados biológicos. 

A criação da empresa visa, portanto, prover serviços de excelência para pesquisadores atuando no setor público e para a indústria. Acreditamos que há boas possibilidades no horizonte, especialmente com a ampliação do ecossistema de empresas de biotecnologia e futuro restabelecimento das condições de fomento à pesquisa no Brasil” - observou o Prof. Thiago Motta Venâncio (UENF), pesquisador associado ao INCT em Entomologia Molecular (INCT-EM).

 

 

A difícil tarefa de empreender na academia 

Segundo ele, os alunos estão super motivados com a criação da Focus Bioinformatics, em especial aqueles em fim de ciclo (doutorado ou mestrado) na universidade. “Eles sabem que é uma oportunidade de, através de atividades remuneradas, interagir profissionalmente com pesquisadores de todo o mundo, expandindo seu horizonte profissional” - acrescentou.

Empreender no Brasil é, ainda, muito difícil. Há muita burocracia envolvida, o que aumenta custos e gera frustração”. Na opinião de Thiago Venâncio, as universidades e institutos de pesquisa públicos precisam se adaptar urgentemente ao "novo" Marco de Ciência e Tecnologia, que completou 6 anos em janeiro de 2022. Esta lei altera 9 leis federais que historicamente criam dificuldades para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. “De maneira geral, as universidades e institutos de pesquisa públicos estão preocupantemente atrasados em implementar estes dispositivos, que são vitais para dar segurança jurídica e permitir a geração de mais riqueza no País” - pontuou o professor da UENF, que é co-fundador da empresa.

 

Focus Bioinformatics Solutions

A Focus Bioinformatics Solutions é uma empresa especializada em análise computacional de dados biológicos em larga escala, especialmente derivados de tecnologias ômicas. Oferece também serviços de consultoria e serviços personalizados para desenvolvimento de softwares ou pipelines. Para saber como a empresa pode auxiliar na análise de dados biológicos de sua pesquisa, acesse o site: https://focusbioinfo.com ou entre em contato através do email: admin@focusbioinfo.com 

  

 

         Perfil Pesquisador INCT-EM

 

 

 

Possui graduação em Ciências Biológicas (2001) e mestrado em Biociências e Biotecnologia (2004) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) (2001). Doutorado em Bioinformatica pela Universidade de São Paulo (2008). Foi Visiting Postdoctoral Fellow de março de 2008 a outubro de 2010 no NCBI-NIH (EUA) onde desenvolveu pesquisa em genômica e proteômica de sistemas biomoleculares (systems biology) sob uma perspectiva evolutiva. Desde outubro de 2010 atua como professor associado na UENF. Tem interesse na aplicação de métodos computacionais à dados biológicas em larga escala, visando elucidar os mecanismos evolutivos e bioquímicos que regem os sistemas celulares complexos. Tem também interesse na implantação de infraestrutura computacional para análise de dados biológicos em larga escala, especialmente de sequenciamento de segunda geração. Atualmente integra o corpo editorial de 5 periódicos internacionais e atua como revisor para diversos outros, incluindo alguns de alto fator de impacto. Eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2018). Saiba mais sobre o perfil do pesquisador: 

 

Atividade: Bioinformática da Genômica de triatomíneos e Transcriptômica de vetores

 

       Thiago Motta Venancio (UENF)

 

Por Lúcia Beatriz Torres, jornalista do INCT-EM

Topo