Accessibility Tools

cancel

Os seres humanos convivem com os carrapatos há centenas de anos, principalmente o carrapato-do-boi. Laurentino Gomes, jornalista e escritor brasileiro,  registrou em sua obra “Escravidão”, que esses parasitos foram um dos problemas para os bandeirantes que, no século XVIII, navegaram pelo Rio Tietê, da região de Itu até a região de Iguatemi, na fronteira com o Paraguai, e enfrentaram infestações de carrapatos sendo obrigados a utilizar caldo de fumo e cera de abelha como forma de controle.

Lançado recentemente pela Embrapa, o livro “CARRAPATOS: Bioma Cerrado”, quarto de uma série iniciada em 2013, divulga resultados de mais de 20 anos de pesquisas desenvolvidas sobre carrapatos e os patógenos por eles transmitidos, com ênfase no bioma do cerrado. Nas quase 400 páginas da obra, disponível em versão digital e gratuita, os editores técnicos Renato Andreotti, médico-veterinário especialista em biologia molecular, e o microbiologista Marcos Valério Garcia, reuniram especialistas de diferentes áreas para trazer os resultados de duas décadas de estudos dedicados ao controle de carrapatos.

Os 18 capítulos do livro atualizam os conhecimentos sobre a bioecologia do carrapato, os patógenos transmitidos, a resistência aos acaricidas, o perfil genético da sensibilidade dos bovinos, as diferentes formas de controle e os impactos econômicos provocados pelos carrapatos na região. Com importância econômica e social, os equinos também sofrem com o ectoparasita e também estão no livro focado nos carrapatos do cerrado brasileiro.

Como nas edições anteriores, o livro “CARRAPATOS: Bioma Cerrado” foi produzido por uma equipe de pesquisadores de várias instituições. As pesquisas desenvolvidas pela equipe da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) contou com a parceria de entidades como a FAO, Procisur, ARS/USDA-USA, Universidade de Lisboa-Portugal, BeefCRC-Austrália, Universidade Markerere-Uganda, INTA-Argentina; CEDIC-Paraguai, Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect) e Fiocruz. 

Além disso,  colaboraram com os estudos as universidades federais de Pelotas (UFPel), Paraná (UFPR) e Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio dos programas de Ciência Animal, Ciências Veterinárias e Doenças Infecciosas e Parasitárias, e estaduais Paulista (Unesp) e Mato Grosso do Sul (UEMS). 

 

Baixe gratuitamente o e-book: “CARRAPATOS: Bioma Cerrado”

https://cloud.cnpgc.embrapa.br/controle-do-carrapato-ms/files/2025/03/Carrapatos-Bioma-Cerrado.pdf

 

 

 

 

 

 

Fonte:

https://repileite.com.br/profiles/blogs/publicacoes-sobre-pecuaria-digital-e-carrapatos-estao-disponiveis

 

Topo