O e-book "Pensando uma infraestutura estratégica nacional: o laboratório NB-4 brasileiro", de autoria do Prof. Claudio Mafra da Universidade Federal de Viçosa, examina e traz uma visão ampla, porém precisa, quanto aos principais aspectos necessários à compreensão sobre a importância do projeto de um sistema brasileiro de laboratórios de alto nível de biossegurança.
A obra tem como foco os laboratórios de alto nível de biocontenção. Nessa perspectiva, o autor examina as condições históricas e operacionais dos laboratórios de alta contenção no Brasil e investiga os principais laboratórios que operam em nível máximo de biocontenção em todo o mundo.
O Prof. Mafra trata também das encomendas tecnológicas como modelo nanceiro viável para projeto, construção e operaçãode um laboratório NB-4. Nesse sentido, traz exemplos recentes, bem- sucedidos, de encomendas tecnológicas brasileiras. É notável, também, a referência feita à operação e estruturação de uma rede nacional de laboratórios de alta e máxima biocontenção no Brasil. ( trecho adaptado do prefácio do e-book escrito pelo Prof. Dr. Carlos Cesar de Castro Deonisio)
Este ensaio publicado é fruto do projeto Gestão e Governança em Biossegurança, aprovado sob a coordenação do Prof. Cláudia Mafra na Chamada Procad-Defesa 2019, Capes / Ministério da Defesa.
Este livro (ISBN:978-85-916127-1-0 ) reúne contribuições de diversos pesquisadores do INCT-EM. Sua proposta é apresentar em linguagem objetiva e acessível, o estado da arte, em cada uma das principais áreas da entomologia molecular.
O crescente reconhecimento da necessidade de implantação dos parâmetros de Biossegurança nas atividades que envolvam o manejo de vetores de doenças de importância em saúde pública, e em conseqüência nos insetários onde são mantidos, gerou a demanda de um documento onde estes parâmetros fossem descritos com clareza e objetividade.
Esta publicação, do Instituto Oswaldo Cruz, vem atender a esta demanda, descrevendo-se inicialmente os parâmetros dos ciclos de vida de insetos vetores importantes e, em seguida, as características gerais dos insetários e os conceitos básicos de Biossegurança a eles aplicáveis, dentro de seus respectivos níveis. Como conclusão, apresenta-se uma adaptação para insetários das normas de Biossegurança, definidas pela Fiocruz em sua publicação “Procedimentos para a Manipulação de Microorganismos Patogênicos e/ou Recombinantes na Fiocruz”, editada pela Comissão Técnica de Biossegurança (CTBio).
Clique aqui para fazer download